Por Me. Laís Verissímo com colaboração Bianca Miranda de Paula (Pedagoga)
O que é Didática?
A Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. Ela faz parte da ciência pedagógica sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.
A didática é o caminho a ser seguido pelo docente, é a teoria sendo colocada em prática. Segundo Paulo Freire: “ … Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. “ Quando um estagiário de licenciatura adentra uma escola pela primeira vez é o começo de uma jornada de conhecimentos, novas experiências e mix de sentimentos.
É num simples pisar em uma sala de aula, que a didática começa a entrar em ação.
A cada interação com o professor, com o corpo docente num todo, com o ambiente e principalmente com as crianças, é que se começa a perceber e sentir a teoria sendo colocada em ação. A Práxis é essa ação reflexiva que se desenvolve através de um processo de ação-reflexão-ação.
O docente deve sempre refletir em cada ação feita em sala de aula, estar atento e preocupado em buscar novos conhecimentos para conseguir conciliar da melhor forma possível a teoria na prática.
Segundo Libâneo: “ … Os professores são responsáveis pela formação intelectual, afetiva e ética dos alunos, por isso necessitam ter consciência das determinações sociais e políticas, e das relações de poder implícitas nas decisões e ações levadas na escola e nas salas de aula.”
A Didática é como uma bússola que direciona o professor em como colocar em prática seu plano de ação. Sabemos que por mais que planejamos da melhor forma possível uma aula maravilhosa, com base em técnicas e metodologias aplicadas para o melhor desempenho do ensino aprendizagem de nossos alunos, poderá haver imprevistos diversos a nos atrapalhar.
É por isso que o professor deve sempre estar atento e preparado para se reinventar quando houver necessidade, mas o plano de aula é essencial na vida de um docente, sem ele não poderá haver a ação-reflexão- ação para que haja a didática em plena ação.