3
0
Read Time:35 Second
Você sabia que existe uma Base Nacional Comum de Formação Docente?
Por Me. Laís Veríssimo 2023
A formação docente tem ganhado um espaço cada vez mais notório em nossa sociedade, pode-se dizer que os debates sobre a importância de um professor para o desenvolvimento da sociedade nunca esteve tão em alta! Pensando nisso, trago abaixo 10 competências profissionais a serem desenvolvidas na formação do professor, a Resolução CNE/CP n°1, de 27/10/2020, determina “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica também conhecida como BNC- Formação Continuada ou novas normas para a formação do professor.
Ela possui 10 competências gerais profissionais a serem desenvolvidas pelos docentes, confira abaixo:
About Post Author
Me. Laís Veríssimo
A autora deste blog é uma profissional com ampla formação na área educacional. Possui mestrado em Gestão, Educação e Desenvolvimento Regional, MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, é Psicopedagoga e pós-graduação em diversas áreas, tais como Docência do Ensino Superior, Educação Especial: em Deficiência Auditiva, Gestão e Supervisão Escolar, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, Tutoria EAD 4.0, Filosofia e Sociologia da Educação. Além disso, é graduada em Direito e Pedagogia. Atualmente, atua como docente de nível superior na Fetes e Faconnect, escritora e conteudista de material para cursos de nível superior e especialização lato sensu. Com essa ampla formação e experiência, ela traz para este blog informações valiosas para os profissionais da educação em formação.
Blog muito interessante e de fácil entendimento. Sobre o tema proposto hoje sobre as competências gerais docentes, achei pertinente e muito importante para que possamos sempre lembrar que ser um professor é ir além do “livro” sabe? Que um docente além de suas especializações e graduação, ele precisa ser humano e usar de bons sentimentos para com seus alunos também. Os alunos vêem no professor um “super” herói ou heroína, aquele que “sabe” tudo, o que tem o poder nas mãos.. e devemos usar isso a NOSSO FAVOR: Sempre atraindo esses alunos para assuntos diversos ( respeito ao próximo, a ter empatia, acolher, fazer-Los se sentir importantes e úteis… ) e não só ficar “focados” num livro didático trancados numa sala… projetos, passeios ao ar livre… fazendo o ALUNO SER PROTAGONISTA DO SEU SABER, e o Docente apenas o DIRECIONANDO a caminhos que o leve a saberes que o levará a voar longe através das asas da educação.
Parabéns a professora Laís pelo Blog e pela dedicação.